8 lições de liderança com Jacqueline Carlyle da série The Bold Type

Neste artigo analisamos o comportamento de liderança corporativa da personagem Jacqueline Carlyle da série The Bold Type e tiramos 8 grandes lições que podem ser aplicadas na vida real

em 23/06/2021

Se engana quem pensa que não se podem aprender grandes lições durante um entretenimento. A personagem Jacqueline Carlyle tem chamado a atenção como exemplo de liderança e tem sido uma fonte de inspiração para muitos que assistem a série The Bold Type. Reunimos 8 lições de liderança inspiradas nesta personagem que também podem te tornar um(a) líder marcante:

1 - Conheça e confie no potencial de cada um da equipe

Cada membro da equipe é único, e cada um tem seu dom, seu ponto forte e fraco. O bom líder sabe observar isso e extrair o melhor de cada um. Assim cada profissional se torna único e ao mesmo tempo parte de um time que caminha junto na mesma direção e com o mesmo objetivo.

2 - Assuma os riscos pela sua equipe

A personagem confia em sua equipe e permite que eles corram riscos para seu crescimento profissional. Caso algo dê errado, como líder, assume o papel de escudo, impedindo que sua equipe seja atingida diretamente pois, todos estão suscetíveis a erros que também trazem o amadurecimento profissional. Jacqueline usa sua liderança para criar um ambiente seguro para que sua equipe faça o melhor trabalho, saiam de sua zona de conforto e saibam que terão apoio quando erros inevitáveis ​​acontecerem.

3 - Induza os membros da sua equipe a serem aliados e não rivais

Jacqueline faz com que todos saibam que são fundamentais, que estão caminhando na mesma direção e não em lados opostos. Com isso ela cria um ambiente acolhedor, e não hostil, um espírito de colaboração e não concorrência. Uma equipe conectada gera resultados melhores e colhe junto os frutos disso.

4 - É possível obter respeito e ser solidário ao mesmo tempo. Uma coisa não anula a outra

Ter respeito da equipe não quer dizer necessariamente ter que ser dura e insensível com ela. O bom líder está aberto para ouvir a todos e entender os motivos pelos quais estão agindo daquela forma. Jacqueline está sempre aberta para entender o ponto de vista de sua equipe e isso não a torna uma líder fraca, ao contrário, a torna mais próxima, mais humana e a admiração da sua equipe gera automaticamente o respeito.

5 - Não tenha medo de tomar decisões impopulares

A decisão certa nem sempre é a mais fácil. Não ceder a pressão para poder proteger a imagem e a integridade do time e da empresa não é fácil, mas é uma atitude nobre e que um líder precisa tomar. Jacqueline demonstra ao longo da série que sempre haverá conflitos de interesses e opiniões, e que o papel do líder é ter que tomar atitudes arriscadas para manter o foco no objetivo certo.

6 - Lidere pelo exemplo

Assim como diz o ditado "uma atitude vale mais que mil palavras", um líder que dá um bom exemplo se torna inspirador e induz a equipe querer ser da mesma forma. A paixão de Jacqueline pelo que faz traz inspiração a todos da equipe constantemente. Ela se dedica com prazer ao trabalho de maneira equilibrada, sem exageros, pois também acredita que é necessário ter tempo para os amigos e familiares. Esta atitude incentiva a equipe a se dedicar ao trabalho, mas sabendo que não deve viver apenas para ele.

7 - Encoraja a evolução da sua equipe

Uma das coisas mais impressionantes sobre a líder, é a sua capacidade de encorajar sua equipe a evoluir e expandir seus horizontes. Ela faz com que eles aprendam a lidar com seus problemas, bloqueios e medos. Ter uma liderança que serve de apoio é fundamental para a saúde emocional e profissional da equipe.

8 - Não tenha medo de mostrar que também erra

A personagem demostra que é humana e que está suscetível a cometer erros. Com muita classe e elegância ela não se desespera, assume seu erro, pede desculpas, aprende a lição e segue a vida.

Enfim, quantas lições conseguimos extrair dessa personagem! Vale à pena conferir o seriado, principalmente para acompanhar esta grande líder e aprender lições para crescer no mundo corporativo.

Voltar

Comece agora a organizar sua rotina.
Saiba mais em nossa Base de Conhecimento
Nós utilizamos cookies
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios para você. Ao continuar usando este site você nos dá seu consentimento para coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.