O que é a técnica pomodoro e como ela funciona?

A técnica pomodoro promete ajudar pessoas que tem dificuldades em concluir suas tarefas e acabar de vez com a distração e procrastinação

em 17/04/2021

Quem nunca começou uma tarefa com empolgação e certo tempo depois parou de fazer e até esqueceu dela? Os motivos podem ser vários, como por exemplo o surgimento de outra tarefa mais importante, a interrupção de um terceiro, um evento adverso ou, na pior das hipóteses, você "enjoou" de continuar trabalhando nela e quer fazer outra coisa. Sim, existem tarefas chatas de serem realizadas. 

Esta técnica serve para qualquer atividade, seja ler um livro, estudar para provas, fazer um trabalho, resolver uma demanda ou mesmo praticar esportes. Ela ajuda a evitar distrações.

Pomodoro?

Para todos os casos acima, existe uma técnica muito eficiente, chamada de "Técnica Pomodoro", que foi criada em 1980 pelo italiano Francesco Cirillo. O nome "Pomodoro", que traduzido do italiano significa "tomate", teve origem no cronômetro de cozinha muito comum na época, que tinha formato de tomate.

Como usar a técnica

A técnica basicamente consiste em realizar pausas rápidas de 5 minutos durante a realização de atividades. O tempo para a execução das atividades geralmente é de 25 minutos e após este período, uma pausa de 5 minutos é feita. Encerrando a pausa, retoma-se novamente a execução por 25 minutos e assim sucessivamente.

Os intervalos de 5 minutos precisam acontecer e ajudam a fazer o cérebro se recuperar, porém o intervalo de 25 minutos para execução das tarefas é apenas uma sugestão. Você pode fazer intervalos maiores. Após "produzir" 4 pomodoros, você deve fazer um intervalo de descanso maior, de 30 minutos.


A técnica Pomodoro funciona?

Há estudos e pesquisas sobre a eficácia da técnica, mas você pode experimentar e tirar a dúvida por si só, afinal, esta técnica é utilizada por muitas pessoas, principalmente na realização de estudos.

Como existe um prazo curto para se executar uma tarefa e existe uma recompensa de descanso por realizá-la, nosso cérebro se condiciona e sabe que existirão pausas. Este efeito psicológico faz com que nos esforcemos mais para realizar a tarefa no prazo. Há ainda pessoas que usam a técnica em conjunto e criam "gamificações" pela produção de pomodoros, afinal, cada ciclo de 25 minutos concluído com uma pausa de 5, garante a "produção" de 1 pomodoro. 

Voltar

Ferramenta gratuita de projetos, fluxos, agenda, chat, mini site e muito +
Nós utilizamos cookies
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios para você. Ao continuar usando este site você nos dá seu consentimento para coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade